Suspeitas de abuso sexual na Igreja são alvo de 10 investigações em Portugal.

Escrito por Portal TPNews

29 de Julho de 2022

Categoria(s): Direitos Humanos

Tag(s): PEDOFILIA

Nacional – A Justiça portuguesa abriu 10 investigações sobre possíveis agressões sexuais na Igreja devido aos depoimentos de supostas vítimas coletados por uma comissão independente, informou o Ministério Público. Os 17 depoimentos entregues ao Ministério Público por esta comissão levaram à “abertura de 10 investigações” das quais “três foram arquivadas” porque os fatos estão “prescritos” ou por “falta de provas”, explicou à AFP um porta-voz do Ministério Público, sem especificar as datas para a abertura das investigações.

A comissão independente, que iniciou o seu trabalho em janeiro, está encarregada de investigar agressões sexuais na Igreja portuguesa. Ela já recolheu 352 testemunhos de supostas vítimas, segundo um último balanço do início de julho.

Na realidade, “o número de vítimas é maior”, porque os depoimentos referem-se muitas vezes a várias vítimas, disse na quinta-feira à noite o psiquiatra infantil Pedro Stretch, que chefia esta comissão.

Dom Manuel Clemente, o mais alto prelado da Igreja portuguesa, declarou em abril passado que a Igreja estava disposta a “reconhecer os erros do passado” e a “pedir perdão” às vítimas de violência sexual. O patriarcado de Lisboa reafirmou na quarta-feira a sua “total disponibilidade” para cooperar com as autoridades na sequência de revelações na imprensa de um novo caso em que a Igreja teria optado por manter no cargo um padre suspeito de agressão sexual. O trabalho da comissão portuguesa, que deverá estar concluído até ao final do ano, dará origem a um relatório que será posteriormente enviado à Conferência Episcopal Portuguesa.

Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

“Fogo amigo vem da ALERJ”

Cláudio Castro está insatisfeito com a postura de alguns deputados. Pedro Ivo/Agência O Dia O governador Cláudio Castro não está gostando do comportamento de alguns deputados da Alerj que ao invés de apoiar a política de segurança do seu governo preferem "o fogo...

Apresentador é demitido após críticas a Lula e elogios a Bolsonaro

A demissão foi motivada por declarações do jornalista em uma entrevista ao Podcast 61, em novembro de 2022, nas quais ele criticou a eleição de Lula e elogiou o presidente Jair Bolsonaro© EBC Microsoft Star O jornalista Luiz Carlos Braga foi demitido da TV Brasil...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.