Rebelião em Magé deixa rastros de destruição e morte

Escrito por Portal TPNews

4 de Julho de 2021

Categoria(s): Sistema Penitenciário

Tag(s): Rio de Janeiro

A rebelião de cerca de 5h na Casa de Custódia Romero Neto em Magé, baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, ocorrida na sexta-feira (02) deixou um rastro de destruição e morte nas galerias do terceiro andar do presídio. O Portal TpNews obteve imagens dos estragos e da violência criminosos contra Policiais Penais, em frente uma das celas superlotadas daquela unidade prisional. 

Os presos se amotinaram após anunciada a transferência de um dos líderes e fundador da facção Povo de Israel, facção predominante no Presidio Romero Neto, o que se fez necessário a solicitação da intervenção do Grupamento de Intervenção Tática da SEAP-RJ. Durante o confronto, seis presos ficaram feridos no local e pelo menos cinco internos foram socorridos encaminhados para o Hospital Penal SEAP/HÁ em Bangu, com graves queimaduras pelo corpo. O Mesmo ocorreu no Presídio Nelson Hungria, onde os interno se amotinaram, atendendo o comando de Avelino Gonçalves Lima líder da facção composta por travestis e estupradores, segundo Wikipedia.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Povo_de_Israel

A mesma sorte não teve o interno, Edson Alves Luiz, socorrido no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, que segundo documento obtido com exclusividade pelo Portal TpNews; deu entrada na emergência, 03/06 as 01:50Hm, falecendo as 20:41Hm da mesma data.

Presos colocaram fogo em colchões e houve tumulto; moradores relatam fumaça e tiros

Presos colocaram colchões na frente das celas e ateram fogo, vitimando vários internos, além de depredarem todo o terceiro andar do presídio. A Polícia Penal do Rio, usou bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha para conter a rebelião, evitando que o número de vítimas fossem ainda maior.

Os cinco presos feridos precisaram de atendimento médico e foram socorridos pelo SAMU. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles ou de registro policial responsabilizando os autores dos danos ao patrimônio público, lesão corporal, motim, desacato e homicídio até o momento. Até o momento, segundo informações ainda não oficiais, “apenas um amotinado teria sido conduzido ao isolamento de Bangu I até o momento”.

Avelino Gonçalves Lima, O todo poderoso chefe da facção, é dono de ficha criminal invejável

Na queda de braço entre o estuprador e o estado, venceu o estuprador, que devido a pressão dos amotinados, continua na unidade prisional Romero Neto. Isso até o momento.

Povo de Israel (PVI), também chamados de inimigos dos Inimigos ou Portal 001, é uma facção criminosa do Rio de Janeiro, criada em 2004, no presídio de Água Santa. É formada por criminosos renegados por outras facções, tais como estupradores, autores de atentado violento ao pudor ou mortes e agressões de grande repercussão, mal vistos pelos chefões do tráfico, além de Homossexuais e travestis.

Ao contrário das demais facções, o PVI não possui controle territorial sobre nenhuma favela, e concentra suas atividades ilícitas em extorsões por telefone, através do golpe do falso sequestro. Seus integrantes mais conhecidos são o bandido Avelino Gonçalves Lima (Alvinho) e Anderson Gonçalves dos Santos, o Lorde, que foi expulso do Comando Vermelho e ameaçado de morte após matar cinco pessoas, entre elas um bebê, carbonizadas num ataque a um ônibus em 2005. Em 2011, no entanto, foi dito que o Povo de Israel teria sido criado com o objetivo de diferenciar integrantes do chamado “seguro” das cadeias, que ali estavam por não terem sido aceitos ou terem sido expulsos de outras facções, de criminosos como estupradores e pedófilos.


Processo: 0004847-21.2009.8.19.0068 Acusado: AVELINO GONCALVES LIMA. Devedor:
Comarca: Comarca de Rio das Ostras
Serventia: Cartório da 2ª Vara


Processo: 0001788-88.2010.8.19.0068 Autor: MP Réu: AVELINO GONCALVES LIMA
Comarca: Comarca de Rio das Ostras
Serventia: Cartório da 2ª Vara


Processo: 0027188-07.2010.8.19.0068 Autor: MINISTERIO PUBLICO Acusado: AVELINO GONCALVES LIMA Devedor:
Comarca: Comarca de Rio das Ostras
Serventia: Cartório da 1ª Vara


Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

Qual o destino deste país?

Postado por Revista Será? | dez 8, 2023  Apesar da pandemia, o Brasil manteve posição estável na nota do PISA-Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2022, de acordo com dados publicados esta semana, ao contrário do que aconteceu nos países desenvolvidos,...

Liberdade de imprensa não se discute; erros, sim

Aplicada por instâncias inferiores, decisão do STF pode trazer autocensura e restringir denúncias de vítimas de crimes Por Pública: Maria Amaral Depois de uma semana carregada de troca de acusações entre os próprios jornalistas, que transformaram críticas em ofensas...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.