Número de mortos do sismo na Turquia e na Síria subiu para 20 mil

Escrito por Portal TPNews

9 de Fevereiro de 2023

Categoria(s): Europa

Tag(s): Mundo

Mais de 20 mil pessoas morreram em consequência do violento sismo que abalou na segunda-feira o sul da Turquia e a Síria, segundo balanços oficiais esta quinta-feira à noite divulgados.

De acordo com a Afad, organismo de socorro turco, 17 134 cadáveres foram, até agora, retirados dos escombros na Turquia, e 3317 corpos foram resgatados na Síria, segundo as mais recentes contagens oficiais e dos profissionais médicos.

Estes números elevam para 20 451 o total de mortos nos dois países atingidos pelo sismo de 7,8 de magnitude na escala de Richter, a que se seguiram algumas réplicas de quase igual intensidade e, ao todo, mais de uma centena.

A Afad indicou também que na Turquia se registaram 70 347 feridos.

Milhares de edifícios ficaram destruídos de um lado e doutro da fronteira, e as equipas de socorro prosseguem as operações para encontrar pessoas nos escombros, apesar de ultrapassado o período crucial de 72 horas após o sismo para resgatar sobreviventes, e de um frio glacial a agravar mais ainda a situação.

Mesmo quem escapou, enfrenta agora condições de vida muito difíceis por estar deslocado ou desalojado. Por exemplo, na cidade turca de Gaziantep, no sul do país, as temperaturas desceram hoje até aos -5 graus.

Em contrapartida, nos campos do norte da Síria, onde vivem em tendas, os refugiados tomaram consciência de ter tido sorte, no meio do azar.

“O sismo foi aterrador, mas os habitantes agradeceram a Deus por viverem em tendas, depois de terem visto o que aconteceu à sua volta”, declarou uma refugiada do campo de Deir Ballout, Fidaa Mohammad, citada pela agência de notícias francesa AFP.

Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

Qual o destino deste país?

Postado por Revista Será? | dez 8, 2023  Apesar da pandemia, o Brasil manteve posição estável na nota do PISA-Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2022, de acordo com dados publicados esta semana, ao contrário do que aconteceu nos países desenvolvidos,...

Liberdade de imprensa não se discute; erros, sim

Aplicada por instâncias inferiores, decisão do STF pode trazer autocensura e restringir denúncias de vítimas de crimes Por Pública: Maria Amaral Depois de uma semana carregada de troca de acusações entre os próprios jornalistas, que transformaram críticas em ofensas...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.