O Ministério da Justiça prorrogou, pela 11ª vez, a intervenção na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC). A portaria, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), é assinada pelo Ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres.
Embora a última prorrogação ainda não tenha vencido – 6 de maio e o ex-ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça afirmar que a permanência dos agentes seria “improrrogável”, conforme o documento, a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) deve ficar na unidade por mais 90 dias, a contar em 5 de maio até 2 de agosto.
Ainda segundo a portaria, a operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e Segurança Pública do estado, assim como o número de profissionais disponibilizado pelo Ministério da Justiça. A Força Tarefa atua nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.
FTIP em Roraima
A FTIP foi enviada a Roraima quando o governo federal assumiu a gestão de todas as unidades prisionais do estado no final de 2018.
À época, a PAMC era a unidade prisional que apresentava situação mais crítica. O local, era dominado por uma facção e foi classificado pela OAB como uma “bomba relógio prestes a explodir“.
No fim de fevereiro de 2019, o governo de Antonio Denarium (sem partido) reassumiu a gestão das unidades prisionais, mas a FTIP seguiu em Monte Cristo.
Publicado originalmente em: G1
0 Comments