Marco Antônio Cabral é condenado em segunda instância por visitas irregulares ao pai na cadeia!

Escrito por Portal TPNews

8 de Fevereiro de 2022

Categoria(s): Justiça

Tag(s): Rio de Janeiro

Deputado teria distribuido ingressos para camarote da Escola de Samba do Salgueiro em desfile de 2017 aos diretores, subdiretores, chefe de segurança em presídios em que Sergio Cabral e Adriana Ancelmo cumpriam pena.

Rio – Ex-deputado federal recebeu a sentença por improbidade administrativa depois de usar de seu cargo na Câmara para acessar o presídio de Bangu 8 em dias e horários não permitidos.

As irregularidades haviam sido reveladas pela Tribuna Penitenciária em 2017. A sentença dada na primeira instância foi mantida pelos desembargadores da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Com isso, Marco Antônio foi condenado à perda da função pública, proibição de contratar com a Administração Pública por três anos e ao pagamento de multa de R$ 337 mil.

O Ministério Público Federal havia entrado, em 2017, com uma ação de improbidade administrativa contra Marco Antônio e analisou as visitas que seu pai recebeu entre 24 de novembro de 2016 e 21 de abril de 2017. O documento da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) constatou que o ex-parlamentar visitou Sergio Cabral 29 vezes, usando seu cargo na Câmara para benefício próprio em 23 delas.

“O dolo do ato ímprobo é o genérico, que se configura com a simples atuação deliberada em desrespeito às normas legais, cujo desconhecimento é inescusável, sendo despiciendo demonstrar uma intenção específica de causar prejuízo à coisa pública”, diz o acórdão da 7ª Turma do TRF-2, na decisão desta terça-feira.

Ainda segundo a Justiça Federal, “é relevante, para fins de se verificar a ocorrência de dolo genérico de realizar a conduta atentatória, apenas e tão somente se o réu efetivamente utilizou-se de prerrogativa própria do cargo de parlamentar em desvio de finalidade”.

Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

Qual o destino deste país?

Postado por Revista Será? | dez 8, 2023  Apesar da pandemia, o Brasil manteve posição estável na nota do PISA-Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2022, de acordo com dados publicados esta semana, ao contrário do que aconteceu nos países desenvolvidos,...

Liberdade de imprensa não se discute; erros, sim

Aplicada por instâncias inferiores, decisão do STF pode trazer autocensura e restringir denúncias de vítimas de crimes Por Pública: Maria Amaral Depois de uma semana carregada de troca de acusações entre os próprios jornalistas, que transformaram críticas em ofensas...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.