Do Gabinete do Crime, ao Sindicato do Crime
A família da Máfia de Nova Orleans, tradicional máfia Americana, sediada na cidade de Nova Orleans. é, possivelmente, o mais antigo sindicato da máfia nos Estados Americanos, com histórico de atividade criminal que remonta ao final do século XIX.
A família alcançou seu ápice de influência sob o comando de Carlos Marcello, um dos americanos mais poderosos da máfia, durante meados do século XX. Enquanto isso, no início do século XXI, nos deparamos com diversas correntes a frente das instituições sindicais, entretanto, uma grande maioria está sempre a serviço de alguma organização criminosa. Em alguns estados de um grande país, que fica lá na América Latina, algumas instituições sindicais, segundo seu histórico, e informações, já teriam emprestado suas contas para lavagem de dinheiro de uma determinada máfia, o montante lavado somente em 2012, ultrapassou a quantia de sessenta e quatro milhões em dinheiro, da moeda local.
Segundo informações vazadas de integrante da própria inteligência de uma determina secretaria, esta relação promiscua, em pleno o século XXI, só vem demostrando que as máfias, detém total controle sobre alguns sindicatos que atuam como braço de apoio financeiro e político. Exatamente como demonstrado no filme “O Irlandês” onde Jimmy Hoffa, ao mesmo tempo, que ele usava seus contatos com o crime organizado para expandir seu próprio poder. Através do seu advogado, Bill Bufalino, ele tinha contato com a Família criminosa Bufalino, da Pensilvânia (que, por sua vez, tinham contatos com as grandes famílias mafiosas de Nova Iorque).
Sindicato, Máfia e políticos, se confundem na história do crime organizado, e ainda hoje, esta relação promiscua está presente em nosso meio, é só parar, olhar e pensar.
Quem tiver disposição para acompanhar as três horas e vinte e nove minutos do filme “O Irlandês” não apenas apreciará a majestosa obra de Martin Scorsese e as interpretações viscerais de Robert Niro, Al Pacino e Joe Pesci. O enredo central sobre o envolvimento do maior sindicato norte-americano com a máfia, é uma excelente lição sobre a história recente dos Estados Unidos, de inestimável valia para quem se interessa sobre o Direito do Trabalho e o movimento sindical naquele país, e como atua no estado mais corrupto de um país da América Latina.
0 Comments