“COSA NOSTRA” A Máfia Siciliana e seu domínio sobre os sindicatos.

Escrito por Portal TPNews

10 de Junho de 2021

Tag(s): Rio de Janeiro

Do Gabinete do Crime, ao Sindicato do Crime

A família da Máfia de Nova Orleans, tradicional máfia Americana, sediada na cidade de Nova Orleans. é, possivelmente, o mais antigo sindicato da máfia nos Estados Americanos, com histórico de atividade criminal que remonta ao final do século XIX.

A família alcançou seu ápice de influência sob o comando de Carlos Marcello, um dos americanos mais poderosos da máfia, durante meados do século XX. Enquanto isso, no início do século  XXI, nos deparamos com diversas correntes a frente das instituições sindicais, entretanto, uma grande maioria está sempre a serviço de alguma organização criminosa. Em alguns estados de um grande país, que fica lá na América Latina, algumas instituições sindicais, segundo seu histórico, e informações, já teriam emprestado suas contas para lavagem de dinheiro de uma determinada máfia, o montante lavado somente em 2012, ultrapassou a quantia de sessenta e quatro milhões em dinheiro, da moeda local.

Segundo informações vazadas de integrante da própria inteligência de uma determina secretaria, esta relação promiscua, em pleno o século XXI, só vem demostrando que as máfias, detém total controle sobre alguns sindicatos que atuam como braço de apoio financeiro e político. Exatamente como demonstrado no filme “O Irlandês” onde Jimmy Hoffa, ao mesmo tempo, que ele usava seus contatos com o crime organizado para expandir seu próprio poder.  Através do seu advogado, Bill Bufalino, ele tinha contato com a Família criminosa Bufalino, da Pensilvânia (que, por sua vez, tinham contatos com as grandes famílias mafiosas de Nova Iorque).

Sindicato, Máfia e políticos, se confundem na história do crime organizado, e ainda hoje, esta relação promiscua está presente em nosso meio, é só parar, olhar e pensar.

Quem tiver disposição para acompanhar as três horas e vinte e nove minutos do filme “O Irlandês” não apenas apreciará a majestosa obra de Martin Scorsese e as interpretações viscerais de Robert Niro, Al Pacino e Joe Pesci. O enredo central sobre o envolvimento do maior sindicato norte-americano com a máfia, é uma excelente lição sobre a história recente dos Estados Unidos, de inestimável valia para quem se interessa sobre o Direito do Trabalho e o movimento sindical naquele país, e como atua no estado mais corrupto de um país da América Latina.

Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

Qual o destino deste país?

Postado por Revista Será? | dez 8, 2023  Apesar da pandemia, o Brasil manteve posição estável na nota do PISA-Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2022, de acordo com dados publicados esta semana, ao contrário do que aconteceu nos países desenvolvidos,...

Liberdade de imprensa não se discute; erros, sim

Aplicada por instâncias inferiores, decisão do STF pode trazer autocensura e restringir denúncias de vítimas de crimes Por Pública: Maria Amaral Depois de uma semana carregada de troca de acusações entre os próprios jornalistas, que transformaram críticas em ofensas...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.