Cidade do Rio Grande do Sul adota o polonês como língua cooficial

Escrito por Portal TPNews

29 de Setembro de 2022

Categoria(s): Europa

Tag(s): Brasil | Mundo

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Em um pequeno município do Rio Grande do Sul, a mais de 350 km de Porto Alegre e a 11 mil km da Polônia, cumprimentar alguém na rua falando “dzien dobry” é tão bem aceito quanto “bom dia”. Desde 22 de julho deste ano, Áurea, na região do Alto Uruguai, estabeleceu o polonês como idioma cooficial da cidade.

Não é inédito no Brasil que municípios adotem o idioma dos seus imigrantes como oficial, ao lado do português. O alemão ou dialetos dele, por exemplo, foi adotado por ao menos 14 cidades de estados como Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Em Áurea, todavia, a lei é mais do que uma decisão simpática da Câmara de Vereadores. O polonês está no currículo escolar do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e é ensinado por professores voluntários no turno da noite aos interessados em aprendê-lo ou aprimorá-lo.

Cerca de 90% dos habitantes são descendentes diretos de poloneses e a maior parte ao menos arrisca algumas palavras na língua, de origem eslava, semelhante ao russo.

A resistência do idioma, bem como de outras tradições originárias do país, é encarada pelos 3.517 habitantes (estimativa do IBGE em 2021) como uma espécie de retribuição aos esforços imprimidos desde que 12 famílias chegaram à localidade no início do século passado.

A data exata é controversa. Conforme Artemio Modtkowski, tradutor com dois livros publicados sobre a história da cidade, elas teriam chegado na madrugada de Natal de 1911, com a promessa de terra do governo. Desembarcaram primeiro em Porto Alegre, depois foram conduzidas de trem até a região em que hoje é o município de Getúlio Vargas. Por fim, foram orientados a caminhar mata adentro por 17 quilômetros até o novo lar

Portal TPNews
Portal TPNews

Portal de Notícias Online

Compartilhe

Assine nossa newsletter

 

Nos siga nas redes sociais

 

Veja também

Qual o destino deste país?

Postado por Revista Será? | dez 8, 2023  Apesar da pandemia, o Brasil manteve posição estável na nota do PISA-Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 2022, de acordo com dados publicados esta semana, ao contrário do que aconteceu nos países desenvolvidos,...

Liberdade de imprensa não se discute; erros, sim

Aplicada por instâncias inferiores, decisão do STF pode trazer autocensura e restringir denúncias de vítimas de crimes Por Pública: Maria Amaral Depois de uma semana carregada de troca de acusações entre os próprios jornalistas, que transformaram críticas em ofensas...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.