TOCANTIS (TO)- Um colégio particular de Gurupi, no estado do Tocantins, publicou uma foto nas redes sociais de um aluno branco “caracterizado” como negro, com a pele pintada e usando uma peruca. Os estudantes do 4º e do 5º ano participavam de uma atividade referente ao Dia da Consciência Negra, celebrado hoje (20). A iniciativa foi alvo de críticas de movimentos negros, que viram na prática um ato de blackface….
As fotos foram postadas no perfil do Instagram, nessa sexta-feira (19/11), em uma delas, uma criança branca aparece pintada com tinta preta e usando uma peruca que simula o cabelo black power.
O ato ocorreu durante evento de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, promovido pelo colégio. Coletivos e grupos de combate ao racismo definiram a prática como discriminatória, racista e publicaram notas de repúdio.
Na legenda da publicação, o colégio escreveu: “Dia 20 de de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. E hoje nossos alunos vieram caracterizados para comemorarmos este dia tão importante e para refletirmos o quanto Deus nos tornou irmãos e que perante ele somos todos iguais. Me conta aqui nos comentários se você gostou da caracterização dos nossos alunos”.
0 Comments