O Portal de Notícia TPNews tomou conhecimento na manhã deste domingo, que o Secretario de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, foi autor do ofício encaminhado a Policia Federal que culminou no reconhecimento dos policiais penais junto a PF.
Rio – O Secretário de Estado de administração do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Raphael Montenegro, oficiou a superintendência da Polícia Federal, conseguindo reparar uma injustiça aos policiais penais de todo Brasil, que, recebia tratamento diferenciado das demais forças de segurança, após encaminhamento do ofício pela SEAP-RJ através do chefe maior da Policia Penal do nosso estado RJ, o departamento de Policia Federal alterou no sistema de Guias para Embarque armado (GEPAR), a identificação de Agente Penitenciário para Policia Penal.

Esta mudança não é apenas um reconhecimento de nomenclatura, mas, sim a inclusão dos Policiais Penais de todo país nos demais direitos atribuídos as forças policiais junto ao departamento da Polícia Federal.
A TPNews entrevistou com exclusividade o Jovem Secretário Raphael Montenegro.
Veja a seguir:
TPNEWS – o que o motivou a peticionar ao departamento de polícia federal, a inclusão dos policiais penais no hall das instituições policiais reconhecida pela instituição federal¿
Raphael Montenegro – Me lembro que um colega me abordou reclamando que a PF ainda fazia distinção entre a Polícia Penal e outras instituições de segurança pública em protocolos de aquisição de armas de fogo e transporte das mesmas nos voos operados por cias aéreas.
Como após as PECS Estadual e Federal não há mais qualquer distinção, eis que formalmente inserida no rol do art. 144, da CF/88, entendi que deveria reivindicar o tratamento isonômico que a Constituição Federal reconheceu a partir da emenda 104 de 2019.
TPNEWS -O senhor imaginava que este ato iria beneficiar os policiais Penais de todo o Brasil e não apenas os do Rio de Janeiro, dos quais o senhor é o chefe da pasta ¿
Raphael Montenegro – Imaginava que seríamos capaz de gerar um debate institucional, já que copiei o Exmo. Sr. Ministro da Justiça no ofício, mas não imaginava que teríamos o pronto acolhimento do pedido com abrangência nacional.
É uma grande realização pessoal ter participado desse processo de solidificação da Polícia Penal.
TPNEWS – Tomamos a liberdade de parabeniza-lo em nome de todos os Policiais Penais do Brasil, pela iniciativa de vossa excelência, demostrando apreço e carinho a esta categoria que agora figura no artigo 144 da constituição brasileira.
Meu nome:
Jorge Alves da Silva –
Policial Penal.
Temos mais reconhecimento do governo federal do que conseguimos em nosso próprio estado…
Agora mesmo ao verificar no D.O. do estado de 07/06/21, não vi vá P.P. contemplada com os equipamentos de monitoramento que passa a ser obrigatório em seus uniformes e viaturas…
Estamos em contato direto com os internos nas galerias, celas e transporte. Não seria uma garantia para todos de prestação de serviços de forma correta. Provavelmente o comportamento de internos que transgridem dentro das unidades prisionais, ao saberem que estão sendo gravados, não iria diminuir a ocorrência de procedimentos disciplinares…
Acho, que algumas pessoas não entendem o nosso trabalho, não conhecem ao que estamos submetidos.